top of page
Buscar

Proposta de Fraiburgo é aprovada no 15º Congresso Estadual de Profissionais


A proposta “Cidades que absorvem: soluções naturais para um futuro urbano sustentável”, do fraiburguense e mestre em Engenharia Ambiental Mauricio Perazzoli, vice-presidente da Engeaf – Engenheiros Associados de Fraiburgo, foi selecionada no 15º Congresso Estadual de Profissionais- CEP, realizada na ExpoCentro em Balneário Camboriú. A proposta, selecionada dentro do eixo Saneamento Básico, defende a obrigatoriedade dos Planos Municipais de Drenagem Urbana (PMDUs) como instrumentos estratégicos de planejamento territorial.

ree

O objetivo é ampliar a capacidade das cidades de absorver a água da chuva, reduzindo alagamentos e prevenindo os impactos dos eventos climáticos extremos. “A drenagem urbana precisa ser pensada como parte da solução ambiental e não apenas como infraestrutura. A integração entre Engenharia, Agronomia e Geociências é fundamental para construirmos cidades mais resilientes e sustentáveis”, destacou Perazzoli.


Essa proposta se soma a outra nove que seguirão para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontecerá me Vitória, no Espirito Santo, nos dias 10 e 11 de outubro. As propostas finalistas foram divididas em cinco eixos temáticos: Acessibilidade, Saneamento Básico, Engenharia Pública, Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Energético, sendo escolhidas duas propostas cada eixo.


O evento reforçou o protagonismo dos profissionais da área técnica na construção de políticas públicas mais eficazes para os desafios urbanos do presente e do futuro. Ao todo foram mais de 1.800 profissionais mobilizados em 22 encontros preparatórios e a sistematização de 73 propostas que selecionou as 10 para a etapa nacional.

 
 
 

Comentários


bottom of page