Segundo dia do EngINOVA traz cases de sucesso
- comunica8870
- 12 de nov.
- 2 min de leitura

O segundo dia do EngINOVA – Seminário de Engenharia e Inovação promovido pela ENGEAF, com o patrocínio do Confea, CREA e Mútua, foi de muito conhecimento, inspiração e insights valiosos. O evento contou com a apresentação das empresas Baterias Pioneiro e Terranálises, além de um flash talk com a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA.

O evento contou com a abertura oficial dando as boas-vindas aos presentes e seguiu com a fala da empresária, Michele Angoleri que falou dos benefícios, em especial da Previdência Privada. Na oportunidade foi destacado os serviços e produtos ofertados pela Mútua e os diferenciais que os profissionais podem usufruir. “Estamos a disposição oferecendo um serviço diferenciado e produtos altamente vantajosos. Tanto para consultoria e atendimento individualizado, estamos a disposição” destacou.
Baterias Pioneiro aborda história e futuro da empresa

Uma história de desafios e superação. A Baterias Pioneiro foi uma das empresas que estiveram integrando o segundo dia do EngINOVA 2025 – Seminário de Engenharia e Inovação, promovido pela ENGEAF, com o patrocínio do Confea, CREA e Mútua. O case de sucesso foi apresentado pelos gestores Sirivaldo e Eder Barbieri que falaram desde o início, as dificuldades na trajetória e os caminhos seguidos, com as proposta de futuro para a empresa.
Como o próprio nome diz, Pioneiro traz em sua história a prerrogativa de desbravar mercados. Nascida de uma oportunidade dos irmãos Sirivaldo e Dorival Barbieri, a Baterias Pioneiro está presente todos os estados e com distribuição em mais de dez países, possui 29 distribuidoras próprias e atendem dez montadoras com uma indústria moderna e altamente tecnológica.
Durante a apresentação Sirivaldo e Eder destacaram que ousaram em vários momentos da empresa e que em muitos deles não foi obtido sucesso, porém, todo o caminho moldou a Pioneiro para ela ser o que ela é atualmente. Para o futuro foi destacado a prerrogativa de investir fortemente em tecnologia, em especial na área de atendimento de carros elétricos, com a proposta de crescer de 10 a 15%, buscando a autossuficiência.
“O mercado exige uma ousadia e arriscar-se faz parte do processo. Nossa trajetória sempre foi marcada por isso, mas também por muito trabalho e força de vontade. Atualmente seguimos como empresa familiar, temos os nossos desafios, mas seguimos gerando muitas oportunidades” destacou Sirivaldo e Eder Barbieri.
Terranálises fala do crescimento e inovação

Uma empresa genuinamente fraiburguense e que tem em seu escopo uma história certificada e acreditada pelos principais órgãos regulamentadores. A empresa Terranálises possui mais de dois mil metros quadrados de planta já obteve em 2025 mais de 1400 ensaios acreditados e está entre as três maiores do estado na área.
Na parte laboratorial e química para a gestão de empresa, Fabiano Martinello compartilhou os desafios da empresa e também os diferenciais que colocaram a Terranálises em evidência. Com formação técnica em farmácia e bioquímico, Fabiano contou que teve na formação o impulso para seu futuro e a criação do laboratório.
“A universidade me deu as ferramentas técnicas, mas foi a vontade de ir além que transformou diplomas em oportunidades reais. Estudar não era apenas cumprir etapas, era prepara o terreno para algo maior” destacou Fabiano enaltecendo que empreender é errar, ajustar e seguir.




Comentários